Conselhos de Ellen G. White Advertências ao Mau Uso da Música Sacra

08:57 Oséias Pereira 0 Comentarios


Conselhos de Ellen G. White
Advertências ao Mau Uso da Música Sacra

Cânticos de Ódio ao Criador - Os anjos associaram-se a Adão e Eva em santos acordes de harmoniosa música...Satanás ouviu o som de suas melodias de adoração ao Pai e ao Filho. E quando Satanás o ouviu, sua inveja, ódio e malignidade aumentaram, e ele expressou a seus seguidores a sua ansiedade por incitá-los a desobedecer, atraindo assim sobre eles a ira de Deus e mudando os seus cânticos de louvor em ódio e maldição ao seu Criador. – História da Redenção, Pág. 31.
Não Havia Valsas Frívolas ou Canções Petulantes nas Escolas dos Profetas. - A arte da melodia sagrada era diligentemente cultivada. Não se ouviam valsas frívolas ou canções petulantes que elogiassem o homem e desviassem de Deus a atenção; ouviam-se, porém, sa­grados e solenes salmos de louvor ao Criador, que engrandeciam Seu nome e relatavam Suas obras maravilhosas. – Fundamentos da Educação Cristã p. 97.
Quando Satanás Toma Conta - Tem havido em ______ uma espécie de reuniões sociais inteiramente diversas em seu caráter, reuniões de prazer, que têm sido um opróbrio às nossas instituições e à Igreja. Essas reuniões estimulam o orgulho do vestuário, orgulho da aparência, a satisfação do próprio eu, a hilaridade e frivolidade. Satanás é recebido como hóspede de honra e toma posse dos que promovem essas reuniões.
A visão de um desses grupos me foi apresentada - grupo em que se achavam reunidas pessoas que professam crer na verdade. Uma delas achava-se a um instrumento de música, e cantava canções que faziam chorar os anjos da guarda. Havia ruidosa alegria, havia riso vulgar, abundância de entusiasmo e uma espécie de inspiração; mas a alegria era daquela espécie que unicamente Satanás é capaz de produzir. É um entusiasmo e uma absorção de que os que amam a Deus se envergonharão. Preparam os que deles participam para pensamentos e ações profanos. Tenho motivos para pensar que alguns dos que tomaram parte naquela cena arrependeram-se sinceramente do vergonhoso ato. – Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 306.
O Mau Uso da Música - Sinto-me alarmada quando presencio a frivolidade de moços e moças que professam crer na verdade. Parece que Deus não ocupa seus pensamentos. Sua mente é povoada de futilidades. Sua conversação é vazia e vã. Possuem um apurado ouvido para música e Satanás sabe qual órgão excitar, incitar, absorver e fascina a mente de modo que Cristo não seja desejado. Desvanecem-se os anseios espirituais da alma por conhecimento divino, por crescimento em graça.
Foi-me mostrado que a juventude deve assumir um padrão elevado e fazer da Palavra de Deus seu conselheiro e sua guia. Solenes responsabilidades repousam sobre os jovens, às quais consideram levianamente. A apresentação de música em seus lares em vez de conduzir á santidade e espiritualidade tem sido um meio para afastar as mentes da verdade. Canções frívolas e música popular do dia parecem adequadas ao seu gosto. Os instrumentos de música têm tomado o tempo que deveria ser devotado a oração.
A música quando não abusiva, é uma grande benção; porém é uma terrível maldição quando mal usada. Ela excita mas não comunica a força e a coragem que o cristão pode encontrar somente no trono da graça enquanto humildemente apresenta seus anelos; e com forte clamor e lágrimas suplica força celestial para fortificar-se contra as poderosas tentações do mal. Satanás está levando a juventude cativa. Oh, o que lhes poderia dizer para levá-los a romper esse poder de fascinação! O inimigo é um sedutor atraente, enlaçando-os para a perdição. – Testimonies, vol. 1, pp. 496 e 497.
Satanás a Usa Para Ganhar Terreno. – As coisas eternas têm pouco peso para a juventude. Anjos de Deus choram quando registram palavras e atos de professos cristãos. Adejam anjos em torno de uma habitação além. Jovens estão ali reunidos, ouvem-se sons de música em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos nessa casa; mas que é que ouvis? Um cântico, uma frívola canção, própria para um salão de baile. Vede, os puros anjos recolhem para si a luz, e os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas trevas. Os anjos afastam-se da cena. Têm a tristeza no semblante. Vede como choram! Isto vi eu repetidas vezes pelas fileiras dos observadores do sábado, e especialmente em _____ .
A música tem ocupado as horas que deviam ser devotadas à oração. A música é o ídolo adorado por muitos professos cristãos observadores do sábado. Satanás não faz objeções á música, uma vez que a possa tornar um caminho de acesso à mente dos jovens.
Tudo quanto desviar a mente de Deus, e empregar o tempo que devia ser votado a Seu serviço, serve aos fins do inimigo. Ele opera através dos meios que mais forte influência exerçam para manter o maior número possível numa aprazível absorção, enquanto se acham paralisados por seu poder. Quando empregada para bons fins, a música é uma bênção; mas é muitas vezes usada como um dos mais atrativos instrumentos de Satanás para enredar almas. Quando mal empregada, leva os não consagrados ao orgulho, á vaidade, á estultícia. Quando se lhe permite tomar o lugar da devoção e da prece é uma terrível maldição.
Jovens reúnem-se para cantar e, se bem que cristãos professos, desonram freqüentemente a Deus e sua fé por frívolas conversas e a escolha que fazem da música. A música sagrada não está em harmonia com seus gostos. Minha atenção foi dirigida aos positivos ensinos da Palavra de Deus, que haviam sido passados por alto. No juízo todas essas palavras da Inspiração hão de condenar os que não lhes deram ouvidos – Testemonies, v. 1, p. 506.
Canções Baixas e Gestos Lascivos – Entre os mais perigosos lugares de diversões, acha-se o teatro. Em vez de ser uma escola de moralidade e virtude, como muitas vezes se pretende, é um verdadeiro foco de imoralidade. Hábitos viciosos e propensões pecaminosas são fortalecidos e confirmados por esses entretenimentos. Canções baixas, expressões e atitudes licenciosos depravam a imaginação e rebaixam a moralidade. Todo jovem que costuma assistir a essas exibições se corromperá em seus princípios. Não há em nosso país influência mais poderosa para envenenar a imaginação, destruir as impressões religiosas e tirar o gosto pelos prazeres tranqüilos e as realidades sóbrias da vida, que as diversões teatrais. O amor a essas cenas aumenta a cada condescendência, assim corno o desejo de bebidas intoxicantes se fortalece com seu uso. – Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 302.
Israel Enganado por música Pagã – Balaão sabia que a prosperidade de Israel dependia de sua observância à lei de Deus e que não havia jeito de amaldiçoá-los a não ser levando-os a transgressão. Ele decidiu assegurar os presentes de Balaque e as honrarias que desejava, orientando os moabitas de modo a trazer maldição sobre Israel. Aconselhou Balaque a proclamar uma festa idólatra em honra a seus deuses, e persuadiria os israelitas a assistirem- na de modo que se deleitassem com a música, e então, as mais belas mulheres midianitas seduziriam os israelitas levando-os a transgredir a lei de Deus e a se corromperem e também os influencia­riam a sacrificar aos ídolos. Este conselho satânico foi muito bem sucedido. – Spiritual Gifts, vol. 4, p. 49.
Iludidos pela música e dança, e seduzidos pela beleza das vestais gentílicas, romperam sua fidelidade com Jeová. – Patriarcas e Profetas, p. 479.
Entretenimentos Musicais com Atmosfera Religiosa – Tem-me sido revelado que nem todas as famílias que possuem o conhecimento da verdade têm colocado seus princípios em prática. Cada talento de influência deve ser sagradamente cultivado para o propósito de levar almas para o lado de Cristo. Moços e moças, não considerais que os vossos entretenimentos musicais, tais como os que estão sendo conduzidos em _____ estão realizando aceitável trabalho missionário. Tem se apossado deles um espírito de ordem diferente. Tivemos que enfrentar o mesmo espírito trinta anos atrás e sustentamos decidido testemunho contra ele em Battle Creek.
Deve-se encorajar uma decidida característica religiosa em todas as nossas reuniões. Luz tem-me sido dada decididamente por muitas vezes. Há trinta anos atrás, quando alguns se reuniam para exercícios musicais à noite, permitiu-se um espírito de galanteio e grande dano foi feito às almas, algumas das quais nunca se recuperaram. – Manuscrito 57, 1906.
O Perigo dos Entretenimentos Mundanos - Não é seguro para os obreiros de Deus tomar parte em diversões mundanas. Considera-se um dano para os guardadores do sábado associar-se com o mundo na música. Todavia alguns estão em terreno perigoso. Desse modo, Satanás leva homens e mulheres a se extraviarem ganhando o controle de suas almas. Tão sutil, tão plausível é o trabalho do inimigo que não se suspeita dos seus artifícios, e muitos membros da igreja tornam-se mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus. – Manuscrito 82, 1900.
Guinchando as Palavras Sagradas de Hinos de Louvor - A música forma uma parte do culto de Deus nas cortes do alto. Devemos esforçar-nos em nossos cânticos de louvor, por aproximar-nos o mais possível da harmonia dos coros celestes. Tenho ficado muitas vezes penalizada ao ouvir vozes não educadas, elevadas ao máximo diapasão, guinchando positivamente as palavras sagradas de algum hino de louvor. Quão impróprias essas vozes agudas, estridentes, para o solene e jubiloso culto de Deus! Desejo tapar os ouvidos, ou fugir do lugar, e regozijo-me ao findar o penoso exercício.
Os que fazem do canto uma parte do culto divino, devem escolher hinos com música apropriada para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia solenes. A voz pode e deve ser modulada, suavizada e dominada. – Signs of the Times, 22 de junho de 1882 (Evangelismo, pp. 507 e 508).
Sem Algaravia ou Dissonância - Vi que todos devem cantar com o espírito e com o entendimento também. Deus não se agrada de algaravia e dissonância. O correto é sempre mais bem vindo que o errado. E quanto mais perto o povo de Deus puder aproximar-se do canto correto, harmonioso, tanto mais é Ele glorificado, a igreja beneficiada, e os incrédulos favoravelmente impressionados. – Testemonies, vol. 1 p. 146. (1857).
Cantar com Espírito e Entendimento – Não contrateis músicos mundanos, se é possível evita-lo. Reuni cantores que cantem com o espírito e com o entendimento também. A exibição extraordinária que por vezes fazeis, pode acarretar desnecessária despesa, que os irmãos não devem ser solicitados a satisfazer; e verificareis que, depois de algum tempo, os descrentes não quererão dar dinheiro para atender a estes gastos. – Carta 51, 1902 (Evangelismo, p. 509).
Desejo de Exibição – Entretenimentos musicais que, se fossem conduzidos adequadamente não fariam mal, são, com muita freqüência, uma fonte de dano. No presente estado da sociedade, com padrões morais tão baixos, não apenas dos jovens mas dos idosos e experientes, há um grande perigo de se tornar descuidado e dar atenção especial a favoritos criando assim inveja, ciúmes e suspeitas más. O talento musical encoraja freqüentemente orgulho e desejo de exibição e os cantores pouco pensam em louvar a Deus. Em vez de leva-los a lembrar-se de Deus, leva-os a esquecê-Lo com freqüência. – Carta 6a, 1890.
Cantando Para Exibir-se – Conselho a um Líder da Música – Fui dirigida a alguns de vossos ensaios, e fui levada a ler os sentimentos que existiam no grupo, sendo vós a pessoa preeminente. Havia mesquinhos ciúmes e invejas, ruins suspeitas e maledicências. . . O culto de coração é o que Deus requer; as formas e o culto de lábios são como o metal que soa e o címbalo que tine. Vosso canto visa a exibição, não louvar a Deus com o espírito e o entendimento. O estado do coração revela a qualidade da religião do que professa piedade. – Carta 1a, 1890. (Evangelismo, p. 507).
Música que Ofende a Deus - Exibição não é religião nem santificação. Coisa alguma há mais ofensiva aos olhos de Deus, do que uma exibição de música instrumental, quando os que nela tomam parte não são consagrados, não estão fazendo em seu coração melodia para o Senhor. A mais aprazível oferta aos olhos de Deus, é um coração humilhado pela abnegação, pelo tomar da cruz e seguir a Jesus.
Não temos tempo agora para gastar em buscar as coisas que agradam unicamente aos sentidos. É preciso íntimo esquadrinhar do coração. Necessitamos, com lágrimas e confissão partida de um coração quebrantado, aproximar-nos mais de Deus; e Ele Se aproximará de nós. – Review and Herald, 14 de novembro de 1899 – Evangelismo, p. 510
Cerimônia e Ostentação – Aparelhamento faustoso, ótimo canto e música instrumental na igreja não convidam o coro angélico a cantar também. À vista de Deus estas coisas são como galhos da figueira infrutífera, que só mostrava folhas pretensiosas. Cristo espera frutos, princípios de bondade, simpatia e amor. Estes são os princípios do Céu, e quando se revelam na vida de seres humanos, podemos saber que Cristo, a esperança da glória, está formado em nós. Pode uma congregação ser a mais pobre da Terra, sem música nem ostentação exterior, mas se ela possuir esses princípios, os membros poderão cantar, pois o gozo de Cristo está em sua alma, e esse canto podem eles oferecer como uma oblação a Deus. – Manuscrito 123, 1899.
Música Aceitável a Deus – As superfluidades que se introduziram no culto em ______, têm de ser vigorosamente evitadas. ... A música só é aceitável a Deus quando o coração é consagrado, e enternecido e santificado por sua docilidade. Muitos, porém, que se deleitam na música não sabem coisa alguma sobre produzir melodia ao Senhor, em seu coração. Estes foram "após seus ídolos". Ezequiel 6:9. – Carta 198, 1899.
Abuso da Música – Quando os professos cristãos alcançam a alta norma que é seu privilégio alcançar, a simplicidade de Cristo será mantida em todo o seu culto. As formas, cerimônias e realizações musicais não são a força da igreja. No entanto, estas coisas tomaram o lugar que deveria ser dado a Deus, tal como se deu no culto dos judeus.
O Senhor revelou-me que, se o coração está limpo e santificado, e os membros da igreja são participantes da natureza divina, sairá da igreja que crê a verdade um poder que produzirá melodia no coração. Os homens e as mulheres não confiarão então em sua música instrumental, mas no poder e graça de Deus, que proporcionará plenitude de alegria. Há uma obra a fazer: remover o cisco que se tem trazido para dentro da igreja. ...
Esta mensagem não se dirige apenas à igreja de ______, mas a todas as igrejas que lhe seguiram o exemplo. – Manuscrito 157, 1899.
Evitar o Emocionalismo – Outros ainda vão ao extremo oposto, pondo mais força nas emoções religiosas, e manifestando intenso zelo nas ocasiões especiais. Sua religião parece ser mais da natureza de um estimulante do que uma permanente fé em Cristo.
Os verdadeiros pastores conhecem o valor da obra interior do Espírito Santo sobre o coração humano. Satisfazem-se com a simplicidade nos cultos. Em vez de dar valor ao canto popular, volvem sua atenção principalmente para o estudo da Palavra, e dão de coração louvor a Deus. Acima do adorno exterior, consideram o interior, o ornamento de um espírito manso e quieto. Na sua boca não se acha engano. – Manuscrito 21, 1891.
Evitar os Padrões do Mundo – Quando o Senhor requer que sejamos distintos e peculiares, como podemos desejar popularidade ou procurar imitar costumes e práticas do mundo? "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tiago 4:4.
Rebaixar os padrões, de forma a assegurar a popularidade e um aumento nos números, e então fazer deste aumento uma causa de regozijo, demonstra grande cegueira. Se os números são uma evidência de sucesso, Satanás pode reclamar a preeminência; pois neste mundo os seus seguidores estão largamente em maioria. É o grau de força moral que permeia as nossas escolas que é o teste da sua prosperidade. É a virtude, inteligência e piedade das pessoas que compõe as nossas escolas, não seu número, que deveria ser uma fonte de alegria e gratidão. Deveriam as nossas escolas se converter ao mundo e seguir seus costumes e modas? "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:1, 2.
Não devemos somente elevar nosso padrão um pouco acima do padrão do mundo, mas devemos tornar a distinção decididamente aparente. A razão por que temos tido tão pouca influência sobre os parentes e amigos não crentes é que tem havido pouca diferença clara entre nossas práticas e as do mundo. – Testemunhos para a Igreja, Volume 6, págs. 143, 146
Educação Musical - Que dizer, se vocês fossem educados e exercitados na arte da música, e todavia nunca fossem ensinados a cantar o novo cântico? De que servirá todo esse preparo, se não tiverem sido devidamente preparados para ser membros da família do Senhor, filhos e filhas de Deus? – The Youth's Instructor, 3 de
agosto de 1893.
Desonra a Deus - Ninguém em cujo coração Jesus habite O desonrará diante dos homens, produzindo melodias num instrumento musical que desviem de Deus e do Céu a mente, pondo-a sobre coisas volúveis e fúteis. – Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, págs. 509 e 510.


0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...