10 DICAS PARA MÚSICOS DE ESTÚDIO
01 MANTENHA SEU SOM E TÉCNICA EM DIA
O músico precisa estar preparado para o que der e vier. Resultados favoráveis no estúdio dependem de uma vida disciplinada de estudo e prática de seus instrumentos.
Procure melhorar sua sonoridade através da prática de notas longas (ou sons sustentados). Também pratique escalas e arpejos bem devagar (no máximo 60 BPM), isso deixará sua embocadura flexível e pronta para tudo.
Turbine sua técnica com o apoio do metrônomo. Pratique exercícios técnicos em velocidade gradativa em todas as tonalidades, isso fará com que você tenha liberdade para tocar tranquilamente, sem se preocupar com a quantidade de bemóis ou sustenidos na armadura de clave.
Obs.: Se você não é acostumado a praticar com o metrônomo, certamente terá problemas no estúdio, portanto, nunca pratique sem ele!
02 CUIDE DO SEU SETUP
É preciso cuidar da manutenção de todos os seus instrumentos e equipamentos, caso contrário, uma hora ou outra, eles te deixarão na mão!
Visite sempre um luthier de confiança, regule seus instrumentos com frequência e, pelo menos uma vez por ano, dê uma geral neles.
03 VÁ ARMADO ATÉ OS DENTES
Leve todo o seu setup para o estúdio, mais uma vez, esteja pronto para tudo!
Já gravei um solo de sax tenor em uma música e em seguida o produtor me perguntou se poderíamos gravar o mesmo trecho com o sax alto e, neste dia, o alto estava bem longe do estúdio.
Já fui para o estúdio para gravar flauta em uma música e sai de lá com mais dois solos de saxofone e um de Penny Whistle (pequena flauta irlandesa).
É melhor sobrar do que faltar…rsrsrsrsrs…
04 ESTUDE SOBRE MICROFONES, EQUIPAMENTOS, PROCESSAMENTO DE ÁUDIO…
Informe-se sobre os diversos tipos de microfones, seu funcionamento e principais características. Pesquise sobre processamento de áudio, equipamentos do estúdio, enfim, conheça o ambiente no qual você está inserido. Isso vai enriquecer seu trabalho e tornar a comunicação mais fácil dentro do estúdio.
05 DESENVOLVA SUA LEITURA À PRIMEIRA VISTA
O tempo passa muito rápido no estúdio e, na maioria das vezes, não dá pra ficar passando uma música por horas, saca?
Pratique leitura à primeira vista em casa, com os amigos e desenvolva com critério esta habilidade, ela fará muita diferença quando você for gravar em naipes de metais ou precisar gravar solos escritos pelos produtores ou arranjadores do projeto em questão.
06 DESENVOLVA SUA CAPACIDADE DE IMPROVISAR
Muitas vezes você chegará no estúdio e o produtor musical te dará absoluta liberdade para se expressar e deixar sua marca numa música. Esta é a hora de você fluir com liberdade e ousadia, sem medo!
Estude improvisação, tire solos dos músicos que são referenciais pra você, acostume-se a criar melodias instantaneamente, desenvolva seu bom gosto musical ouvindo e tocando música de qualidade.
07 OUÇA O PRODUTOR MUSICAL
O produtor é uma figura muito importante no estúdio, é ele quem está dando a “cara” do projeto que está sendo gravado, portanto, ouvi-lo a respeito do que ele espera de você é fundamental!
Caso ele te peça pra gravar algo diferente do que você sugeriu, faça isso com humildade e profissionalismo, demonstre estar pronto para aprender com ele a cooperar da melhor maneira possível para o êxito do projeto.
08 NUNCA CHEGUE ATRASADO
Como já disse acima, o tempo no estúdio passa rápido demais e atrasos não são bem vindos!
Chegue no estúdio com tempo suficiente para receber as orientações do produtor musical, fazer seu aquecimento e concentrar-se para fazer seu trabalho com o melhor rendimento possível.
09 TENHA SEU CARTÃO DE VISITA SEMPRE POR PERTO
Os estúdios estão sempre cheios de músicos, cantores, produtores, enfim, pessoas que poderão contratá-lo para um futuro serviço.
Tenha sempre em mãos um cartão de visita apresentável, simples e objetivo.
Não dá mais pra ficar anotando seu telefone ou e-mail num pedaço de papel que você achou num canto do estúdio!
10 MANTENHA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
Network (rede de relacionamentos) é fundamental para qualquer profissional, não importa o ramo escolhido.
Procure relacionar-se bem com outros músicos, cantores, produtores, e donos de estúdio. Isso fará com que você tenha mais oportunidades de trabalho e portas importantes podem se abrir.
Já substitui outros músicos, já precisei ser substituído e, sempre que isso é necessário, procuro indicar meus amigos, gente confiável, pessoas que manterão meu nível de profissionalismo ou farão o serviço melhor do que eu faria.
Envolva-se com a cena musical de sua cidade e região, conecte-se com músicos de outros estados e nações (a internet está aí pra isso…), faça seu trabalho com seriedade e espere que, na hora certa, os frutos virão!
Fonte: http://moisesdepaula.wordpress.com/2012/06/13/10-dicas-para-musicos-de-estudio/