Cláudio Roditi (n.1946)

18:06 Oséias Pereira 0 Comentarios


> trompete

Nascido em 28 de maio de 1946, o trompetista carioca começou tocando piano clássico até apaixonar-se pelo jazz e em especial pelo trompete aos doze anos de idade, embora ainda utilize o piano para compôr. Começou a tocar na bandinha da escola e a expandir sua técnica explorando os discos de Louis Armstrong, Red Nichols e Harry James, entre outros. Mais tarde descobriu a coleção de discos de jazz de um tio e um novo mundo se abriu nos discos de Charlie Parker, Miles Davis, Dizzy Gillespie, Kenny Dorham e outros. Inclusive, Cláudio Roditi já foi apelidado por um crítico norte-americano de Kenny Dorham dos anos 90.

Entrou na adolescência no período em que a bossa nova efervecia no Rio de Janeiro e o então inexperiente trompetista passou a frequentar os shows e logo estava tocando pelos bares cariocas. Aos dezoito anos de idade ficou entre os finalistas do International Jazz Competition, em Viena. No ano seguinte mudou-se para a Cidade do México onde teve participação ativa junta a cena musical.

No início dos anos setenta partiu para Boston a fim de estudar na Berklee College onde se juntou a feras como Victor Assis Brasil, Roberto Sion e Zeca Assumpção. Passou a tocar em bares na região de Boston até mudar-se para Nova Iorque em 1976. Lá tocou e gravou com músicos de peso, geralmente ligados aos latin jazz, como Herbie Mann, Arturo Sandoval, Charlie Rouse - com quem tocava também o baixista Nico Assumpção - e o saxofonista cubano Paquito D’Rivera.

Seu belo timbre e a técnica apurada somados a seu estilo quente e radiante de tocar o trompete fizeram de Claudio Roditi um dos músicos mais requisitados tanto para estúdio como para turnês, assim como lhe rendeu o convite para participar do time estelar que compunha a United Nation Orchestra, de Dizzy Gillespie.

0 comentários :

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...